segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA



Prepara que agora é a hora.
A visão de formação aos profissionais da educação pode apresentar-se bastante futurista ou talvez ideológica, utópica, porém é algo necessário no presente, hoje, agora. É preciso solucionar esse problema que grita por reconhecimento. O professor que se centra no papel de apenas “dar aula”, transmitindo as informações, marcado pela presença quase que única do livro didático descontextualizado e pelos conteúdos memorizados e repetidos até a sua fixação, não convém mais dentro da perspectiva educacional vivenciada na sociedade. Esta atitude caracteriza-se resumidamente a famosa escola tradicional, definida muitas vezes como um repositório de conteúdos pedagógicos, trabalhados de forma rígida, fechada e puramente teórica. E para que esse contexto seja alterado é preciso inovar, e essa inovação pode ser alcançada pela inserção das mídias digitais no espaço escolar. Porém vale ressaltar, que para isto se faz necessário investimento em formações continuadas ou cursos internos e/ou externos ofertados pelas redes de ensino que capacite professores ou instrutores para atuar seguindo ideias e princípios deste novo momento da sociedade das TIC´S. Compreende-se que se faz necessário uma capacitação contínua dos educadores para atuarem na criação de novos ambientes de aprendizagem, procurando desfazer as desigualdades e as exclusões digitais e sociais. Os professores podem investir em pesquisas na internet, buscando analisar didáticas, experiências de outras pessoas e criar seus próprios meios de alcançar sucesso em sua prática pedagógica. O trabalho com tecnologias pode ser realizado principalmente através de projetos. Texto base: JUNIOR SHULUNZEN, Klaus; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Integração de mídias digitais na educação. Gestão escolar e tecnologias. Disponível em:<http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto15.pdf>.Acesso em: 26 de out.2015.


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