Prepara que agora é a hora.
A visão de formação aos
profissionais da educação pode apresentar-se bastante futurista ou talvez
ideológica, utópica, porém é algo necessário no presente, hoje, agora. É
preciso solucionar esse problema que grita por reconhecimento. O professor
que se centra no papel de apenas “dar aula”, transmitindo as informações,
marcado pela presença quase que única do livro didático descontextualizado e
pelos conteúdos memorizados e repetidos até a sua fixação, não convém mais
dentro da perspectiva educacional vivenciada na sociedade. Esta atitude caracteriza-se
resumidamente a famosa escola tradicional, definida muitas vezes como um
repositório de conteúdos pedagógicos, trabalhados de forma rígida, fechada e
puramente teórica. E para que esse contexto seja alterado é preciso inovar, e
essa inovação pode ser alcançada pela inserção das mídias digitais no espaço
escolar. Porém vale ressaltar, que para isto se faz necessário investimento em
formações continuadas ou cursos internos e/ou externos ofertados pelas redes de
ensino que capacite professores ou instrutores para atuar seguindo ideias e princípios
deste novo momento da sociedade das TIC´S. Compreende-se
que se faz necessário uma capacitação contínua dos educadores para atuarem na
criação de novos ambientes de aprendizagem, procurando desfazer as
desigualdades e as exclusões digitais e sociais. Os professores podem investir
em pesquisas na internet, buscando analisar didáticas, experiências de outras
pessoas e criar seus próprios meios de alcançar sucesso em sua prática
pedagógica. O trabalho com tecnologias pode ser realizado principalmente
através de projetos. Texto base: JUNIOR SHULUNZEN, Klaus; PRADO, Maria
Elisabette Brisola Brito. Integração de mídias digitais na educação. Gestão
escolar e tecnologias. Disponível em:<http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto15.pdf>.Acesso
em: 26 de out.2015.
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